Dica de Viagem: O que fazer em Ametista do Sul - RS

Se você quer conhecer Ametista do Sul eu tenho o roteiro ideal para você! Fiz esse roteiro com muito carinho para você que quer conhecer essa cidade gaúcha que é um encanto.

VIAGENS PELO BRASIL

Cristina Milan

5/25/2024

Se você quer conhecer uma cidade cheia de charme, beleza e brilho, literalmente falando, você precisa conhecer a cidade de Ametista do Sul que é uma pequena cidade gaúcha, com menos de 10 mil habitantes, localizada na região norte do estado do Rio Grande do Sul. O brilho da cidade é fato, pois “reluz” a beleza da pedra ametista em cada cantinho e você precisa conhecer!

Neste post especial vou te passar dicas de um roteiro para você curtir 2 dias em Ametista do Sul, sem preocupação.

O que fazer em Ametista do Sul em 2 dias?

Dia 01

Igreja Matriz de São Gabriel

A Igreja Matriz de São Gabriel de Ametista do Sul merece ser visitada, independentemente de sua religião. Essa é a única igreja no mundo revestida com pedras preciosas, são mais de 40 toneladas de pedras preciosas, em sua maioria, pedra ametista. Além das pedras preciosas, o teto com pinturas que ilustram momentos bíblicos, prende nossa atenção.

Lá mesmo, poderá encontrar itens confeccionados com os minerais para compra.

Ao lado da igreja, tem uma torre com 70 metros de altura que pode ser visitada (entrada paga) para poder apreciar uma bela vista da cidade de Ametista do Sul.

Pirâmide Exotérica

Logo em frente igreja matriz você vai encontrar a simpática praça e a pirâmide exotérica de Ametista do Sul, também revestida com pedras ametistas. A pirâmide exotérica simboliza a ligação entre o céu e a terra e em seu centro existe um espaço para orações e meditações, acredita-se que as orações feitas ali são levadas diretamente as divindades, claro que não fiquei de fora, afinal a energia do local é revigorante

Ametista Parque Museu

A menos de 3km da praça de Ametista do Sul fica o “Ametista Parque Museu”, um parque surpreendente que conta com uma infraestrutura gigantesca que merece horas de passeio, pois dentro do parque temos acesso a restaurante subterrâneo, museu de minerais, mina, vinícola, cervejaria, queijaria e chocolateria. A ordem de visitação nos pontos turísticos dentro do Ametista Parque Museu pode ser definida por você, na chegada mesmo, sem preocupação. Vou descrever todos eles abaixo e você ajusta a sua agenda.

Passeio motorizado pela mina

Que tal fazer um passeio dentro de uma mina inativa¿ esse passeio é uma aventura, feita dentro de um veículo tipo caminhão/gaiola, que garante a segurança dos aventureiros e nos leva a um passeio na área interna da mina desativada, enquanto os garimpeiros contam um pouco da história do local e demonstram como era feita a extração das pedras ametistas quando a mina estava em atividade.

Se você for do tipo “bem aventureiro” pode optar pelo passeio off-road e aproveitar essa experiência pilotando um quadriciclo dentro da mina.

Garimpo Restaurante Subterrâneo

Se você quer saber onde almoçar em Ametista do Sul, tenho uma ótima dica para você

Dentro do parque encontramos ainda o “Garimpo Restaurante Subterrâneo”, você já almoçou dentro de uma mina subterrânea¿ com pedras preciosas por todo o ambiente¿ a experiência é incrível, almoçamos neste restaurante e sem dúvidas fui positivamente surpreendida, preciso destacar que além de ser um ambiente completamente diferente de qualquer restaurante que já tenha ido, a qualidade do restaurante com um cardápio especial e o atendimento diferenciado fecharam com chave de ouro essa experiência gastronômica!

Sugiro, que faça a reserva no Garimpo Restaurante Subterrâneo com antecedência para evitar fila de espera para o almoço.

Dica do dia: ao entrar no restaurante, o ar fica um pouco mais “pesado” por ser de fato, subterrâneo, mas em poucos minutos você irá acostumar e em meio a tanta beleza, nem vai lembrar que está dentro de um gigante túnel (mina) dentro da terra. Mas se você tiver alguma restrição com ambientes fechados e/ou for claustrofóbico, converse com a equipe do restaurante para que você possa conhecer e se ambientar aos poucos, não irá se arrepender, mas claro, precisa respeitar suas limitações.

Museu Ametista Parque

Você sabia que em Ametista do Sul fica a maior coleção particular de minerais da América Latina¿ Sim, e essa coleção especial fica no Ametista Parque Museu.

E o ponto principal dessa visita ao museu é a apreciação do mais valioso geodo de ametista já extraído no mundo, que pesa 2,5 toneladas e é avaliado um muitos bilhões de reais (destaco que segundo a equipe do local, essa preciosidade não está a venda, então nem se anime heheh)

Momento geologia explicado por quem não é da área: Geodo é a “capsula” que guarda em seu interior a ametista. Repare nas fotos que a parte externa da ametista é mais lisa e escura.

É a surpresa é que de dentro do museu, acessamos outra mina desativada do parque e lá dentro encontramos vinícola, cervejaria, queijaria e chocolateria, te conto na sequencia.

Vinícola CooperAmetista

Que tal apreciar um vinho, um espumante ou um suco de uva dentro de uma mina¿ a experiência é única, o local é muito agradável e você poderá observar dentro da própria mina os espaços onde o vinho é envelhecido, certamente vale a experiência.

A degustação não é gratuita, no entanto os valores são super acessíveis e os produtos de ótima qualidade, não deixe de apreciar uma taça de vinho e levar para casa uma garrafa dessa iguaria.

Mina Beer

Seguindo pela mina do Ametista Parque, encontramos a primeira microcervejaria subterrânea do mundo, sem dúvidas um encanto, pois os visitantes tem a oportunidade de ver os tanques de produção e conhecer diversos rótulos da cerveja produzida ali mesmo no subterrâneo.

Aqui também a degustação não é free, porém o preço é acessível e vale a experiência, e claro se você gostar, não deixe de comprar uma cerveja produzida ali.

Preciso destacar o ambiente da Mina Beer que é um primor, super diferente e te teletransportará para outra dimensão, outra época.

Casa de Queijos Platter Formaggi

E como não é só de álcool que essa turista vive, preciso falar também de comida hehe, dentro do Ametista Parque encontramos a primeira casa de queijos artesanais subterrânea do mundo, a Platter Formaggi que conta com uma gama queijos e embutidos (e seus derivados) para degustação e venda, todos são produzidos artesanalmente e com uma qualidade inigualável.

Geodo Cacau Chocolataria subterrânea

Como chocólatra que sou, não pude deixar de apreciar a chocolataria subterrânea, ali você poderá encontrar diversos chocolates, que inclusive são uma ótima opção para presente, algumas opções de chocolate vêm com pedras preciosas, nada mal heim!

A Geodo Cacau tem um ambiente bem acolhedor e você poderá fazer uma pausa para um café moído na hora enquanto degusta um bom chocolate artesanal.

No final desse roteiro subterrâneo encontramos uma loja com muitosss produtos em pedrarias e minerais para venda, não deixe de passar por lá e comprar as lembranças dessa experiência especial no Ametista Parque Museu.

Cabe destacar que o Ametista Parque Museu conta ainda com tirolesa se você quiser curtir um frio na barriga nas alturas e vivenciar mais essa experiência no local.

E antes que o dia acabe, que tal finalizar com chave de ouro esse primeiro dia do passeio com um belo pôr do sol regado a um bom vinho (ou suco) em frente a Vinícola Ametista¿ A vinícola Ametista fica a poucos km do Ametista Parque, o acesso ao local é livre e rende belos registros fotográficos, não deixe de prestigiar! Antes ou depois do espetáculo solar, dê uma passadinha na loja da vinícola, vale a visita.

Dia 02

Para segundo dia de sua viagem por Ametista do Sul, minha sugestão é que concentre os passeios na região do Complexo Belvedere Mina, certamente tem atividades para um dia completo de passeios e conta inclusive piscinas, restaurantes e hospedagem onde você pode escolher o hotel que fica ao lado da rodovia de acesso a cidade ou em cabanas temáticas que ficam logo a frente com vista para o parque aquático do complexo.

Complexo Belvedere

Visita a mina em atividade e galeria de minerais gigantes

Começamos com a visita a uma mina em atividade, agora é aquele momento que você fala, mas já vi uma mina ontem, vale a pena¿ e a resposta é sim, vale muito a pena, é um passeio completamente diferente! Vai sem medo do arrependimento!

Logo na entrada da mina, cada visitante escolhe seu capacete de proteção e segue a pé por um caminho bem iluminado e sem riscos, até a primeira parada onde é feita uma apresentação coordenada por mineradores que trabalharam por muitos anos nesta mesma mina e farão a demonstração de como é o trabalho no dia a dia dos mineradores, teve até show de música e gaita, é um momento emocionante, finalizado com uma demonstração “fictícia”, mas muito impressionante da explosão da mina na busca das pedras ametistas.

Cabe destacar que essa mina é bem ventilada por um sistema externo de ventilação, não percebi grandes variações na densidade do ar, mas a dica continua sendo a mesma, se você for claustrofóbico vá com calma, não deixe de viver a experiência, mas respeite seus limites.

Na sequência encontramos uma galeria com minerais gigantes, em sua maioria, pedra ametista de toneladas e em algumas delas é possível entrar dentro do geodo, é um local muito “instagramável”.

Adega Belvedere

Seguindo pela mina, chegamos a Adega Belvedere onde encontraremos uma variedade de vinhos, espumantes, cachaças e sucos para degustação gratuita, e claro, estarão disponíveis para compra. A Adega Belvedere do Complexo Belvedere conta com diversos rótulos premiados, vale a pena conhecer.

Dica do dia: faça esse passeio pela manhã ou escolham o motorista da rodada, pois a degustação é bem generosa e muito variada hehe

A poucos passos da adega, encontraremos uma Cervejaria Distrito 1963

Cervejaria Distrito 1963

A Cervejaria Distrito 1963 também conta com degustação gratuita de alguns rótulos de cervejas e chopps produzidos artesanalmente nos sabores tradicionais, além dos sabores de uva, maça verde e cream ale, minha recomendação é que você prove todos, mas em especial, o sabor de maça verde, uma delícia!

A Cervejaria Distrito 1963 está disposta em 2 ambientes dentro do Complexo Belvedere, esse primeiro, no subterrâneo, dentro da mina onde é feita a visitação e o segundo é no Park Belvedere, que falarei na sequência, sugiro degustar no passeio da mina e se deliciar com cervejas refrescantes enquanto se diverte no Park.

Piscina subterrânea no Complexo Belvedere

Você sabia que no Complexo Belvedere existem piscinas subterrâneas com água aquecida o ano todo¿ Sim, e a maior delas fica localizada ao lado da churrascaria subterrânea gourmet.

Se você quer saber como visitar a piscina subterrânea em Ametista do Sul vou descrever algumas possibilidades:

Day use: Se pretende aproveitar algumas horas do dia e curtir todas as piscinas do Complexo Belvedere (existem piscinas externas, além da subterrânea), especialmente se quiser viver a experiência da piscina subterrânea com água aquecida, indico o day use, no dia em que visitamos estava custando R$ 50,00 (lembre-se que esse valor poderá sofrer alterações ao logo do tempo, consulte antes de visitar)

Visitação simples a piscina subterrânea: caso você esteja com pouco tempo e queira apenas conhecer esse local único no mundo, poderá pagar um valor menor, porém, lembre-se não poderá entrar na piscina. No dia em que visitamos estava custando R$ 20,00 (lembre-se que esse valor poderá sofrer alterações ao logo do tempo, consulte antes de visitar)

Porém se você pretende almoçar na churrascaria subterrânea gourmet, poderá conhecer a subterrânea sem pagar nada além do valor do almoço, e essa é minha dica especial! Claro que neste caso, também não poderá adentrar na piscina!

Os restaurantes subterrâneos do Complexo Belvedere em Ametista do Sul

Se você quer saber onde almoçar em Ametista do Sul ou se você quer saber onde jantar em Ametista do Sul, tenho mais dicas especiais:

Existe um restaurante e uma churrascaria subterrâneos MA-RA-VI-LHO-SOS no Complexo Belvedere e vou falar um pouquinho sobre eles, mas já adianto que vale a experiência pois além de serem locais muito diferentes, são lindos e a gastronomia é de “tirar o chapéu”

O restaurante subterrâneo do Complexo Belvedere é o primeiro restaurante temático em pedras ametista do mundo, com mesas e decorações exclusivas serve pratos a lá carte, buffet livre e sequencia de fondue. O acesso a este restaurante se dá ao lado da entrada da visitação a mina, bem juntinho da rodovia de acesso a cidade.

Aproveitamos para comer a sequencia de fondue do restaurante (na noite do primeiro dia do nosso passeio), uma delicia!

Dentro do restaurante subterrâneo é possível acessar uma loja de artigos em pedraria e artesanatos, chocolateria, cafeteria e uma piscina subterrânea (a menor)

A churrascaria Belvedere é uma churrascaria subterrânea gourmet e também fica no Complexo Belvedere, seu acesso se dá pelo Park Belvedere a comida é espetacular, muita opção de saladas, pratos frios, pratos quentes, carnes, risotos e claro, sobremesas lindas e saborosas. O ambiente é encantador e o atendimento também é de primeira.

Dentro da churrascaria subterrânea é possível acessar uma loja de artigos em pedraria e artesanatos e claro a maior piscina subterrânea do mundo.

Dica do dia: ao entrar no restaurante ou na churrascaria, o ar fica um pouco mais “pesado” por ser de fato, subterrâneo, mas em poucos minutos você irá acostumar e em meio a tanta beleza, nem vai lembrar que está em um gigante túnel (mina) dentro da terra. Mas se você tiver alguma restrição com ambientes fechados e/ou for claustrofóbico, converse com a equipe do restaurante para que você possa conhecer e se ambientar aos poucos, não irá se arrepender, mas claro, precisa respeitar suas limitações.

Existem ainda no Complexo Belvedere em Ametista do Sul outras atividades para você aproveitar ainda mais a sua viagem a Ametista do Sul como é o caso da tirolesa, do boliche e até mesmo um dinossauro gigante na entrada que certamente irá impressionar os pequenos, enfim, não faltam opções de passeios para você aproveitar ao máximo essa cidade tão encantadora.

Onde comprar em Ametista do Sul

Se você é como eu que gosta de comprar alguma lembrança de cada lugar que visita (nem que seja um simples imã de geladeira), existem diversas lojas pela cidade, mas certamente você não pode deixar de passar no SHOPPING DAS PEDRAS para escolher as melhores lembranças dessa viagem incrível.

Onde se hospedar em Ametista do Sul

Como a cidade é pequena e o turismo vem numa crescente, a rede de hotelaria fica lotada com facilidade, então é importante se programar com antecedência. Ametista do Sul conta com opções para todos os gostos e bolsos, como cabanas encantadoras, resort com piscinas aquecidas, hotéis por toda a cidade e muitas pousadas, como nosso passeio foi de um final de semana e queríamos aproveitar para conhecer muita coisa, optamos por ficar em uma pousada.

Ficamos hospedadas na Pousada Citrino uma pousada encantadora, recém construída, com ambiente e atendimento familiar, cheia de conforto, com piscina, café da manhã completo e com preço muito acessível, vou deixar abaixo algumas fotos e se você quiser se hospedar na Pousada Citrino, clique aqui para fazer uma cotação

Clique aqui para ver outras dicas de hospedagem em Ametista do Sul

FIQUE LIGADO NAS ÚLTIMAS DICAS DESSE POST ESPECIAL:

  • Distância do aeroporto de Chapecó/SC até Ametista do Sul: 90 km

  • Distância do aeroporto de Porto Alegre até Ametista do Sul: 470 km

  • Distância do aeroporto de Passo Fundo até Ametista do Sul: 170 km

Quer alugar um carro para fazer essa viagem? Clique aqui

Vai fazer uma viagem nacional e quer saber a importância do seguro viagem? Clique aqui e leia o post que escrevi especialmente sobre esse tema.

Finalizo essa postagem escrita com tanto carinho te desejando uma ótima viagem!