DICA DE VIAGEM: diferença entre mala despachada e mala de bordo
Você sabe qual a diferença entre a mala despachada e a mala de bordo, também chamada de mala de mão? Essa pode ser uma dúvida frequente para os viajantes de “primeira viagem”. Mas afinal, qual a diferença?
DICAS DE VIAGEM
Cristina Milan
Dica de Viagem: Qual a diferença entre a mala despachada e a mala de bordo?
Essa pode ser uma dúvida frequente, principalmente para os viajantes de “primeira viagem", então vamos lá:
A variação se dá principalmente nas dimensões da mala. A mala de bordo, também chamada de mala de mão deve possuir as medidas máximas de 55cm (altura) x 35cm (comprimento) x 25cm (largura) e não deve pesar mais do que 10kg, importante mencionar que pode ocorrer pequenas variações a depender da cia aérea. É esse tamanho de mala que você poderá levar consigo dentro do avião, uma das facilidades é que, no desembarque, você estará com todos os seus pertences em mãos e sua saída do aeroporto será mais rápida, principalmente em grandes aeroportos.
Já malas com medidas e pesos superiores aos citadas, deverão ser despachadas pelas companhias aéreas. Nesse caso, ao chegar no destino final, você deverá se direcionar ao local apropriado (que sempre é indicado pela tripulação na hora do desembarque da aeronave) para a retirada da mala com seus pertences.
Se pretende despachar bagagem, deve observar se a tarifa comprada inclui a bagagem despachada, caso contrário, indico que compre o despacho de bagagem antecipadamente, uma vez que na hora do embarque costuma ter uma taxa com custo maior.
É importante observarmos também que existem regras sobre itens permitidos e proibidos de se levar na mala, independentemente do tipo de mala, porém as regras possuem variações para voos nacionais e internacionais, mas de forma geral são proibidos objetos que possam causar ferimento, substancias tóxicas e explosivas, aerossóis, líquidos inflamáveis ou líquidos em embalagens com mais de 100ml. Diversos itens possuem regras específicas, como é o caso de armas de fogo e eletrônicos, por isso, o ideal é consultar o site da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para tirar a dúvida antes de fazer as malas.
Dica: Leve na mala de bordo os itens sensíveis como notebooks e outros eletrônicos (autorizados), pois podem sofrer alguma avaria ao serem despachados e também os itens que precisam de acesso fácil como kit higiene e de maquiagem.
E claro, não esqueça o casaco, por mais quente que esteja o clima lá fora, dentro da aeronave a temperatura costuma ser mais baixa e ninguém merece viajar sentindo frio.
Vale lembrar que além da mala, é possível levar a bordo mais um item de mão, como exemplo, posso citar mochila ou bolsa, então, aproveite, pois na maioria de suas viagens (principalmente nacionais) poderá levar muita coisa a bordo, sem a necessidade de despachar bagagem!
Agora, faça as malas e aproveite a viagem!
Fique conectado: Já chegue ao seu destino com um Chip internacional para ficar conectado durante toda a viagem.
Não esqueça do seguro viagem, é muito importante estar prevenido e ter assistência médica onde quer que esteja! Clique aqui
Quer saber mais sobre os documentos obrigatórios para viajar internacional? Clique aqui
Quer se hospedar nos melhores hotéis? Clique aqui.
Quer fazer os melhores passeios pelo mundo? Clique aqui.
Quer reservar um carro para viajar para a sua viagem? Clique aqui.
Agora, arrume as malas e aproveite sua viagem!